Páginas

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Vai caminhar? Veja como se preparar!

Com a caminhada, a gordura dá lugar aos músculos e a saúde ganha muitos benefícios.

Quando se pensa em deixar o sedentarismo para praticar atividade física, o desejo é que num passe de mágica o corpo esteja preparado para encarar grandes maratonas. Mas não é da noite para o dia que esse processo acontece. Começar caminhando é uma ótima pedida, já que o exercício é democrático e pode ser feito por qualquer pessoa, em qualquer idade - e sem grandes custos.


Para começar
Especialistas recomendam que no início as caminhadas durem cerca de 30 minutos, mas logo esse período precisa ser estendido para uma hora, se o objetivo for queimar gordura. "O treino pode até ser dividido em dois períodos, 30 minutos pela manhã e mais 30 à noite, mas precisa acontecer pelo menos três vezes por semana em dias alternados", orienta o personal trainer e professor Beto Nascimento, da Academia da Praia, no Rio de Janeiro (RJ).

No ritmo
Caminhar oscilando a intensidade dos passos queima mais calorias do que manter o mesmo ritmo durante todo o treino. "Recomenda-se que a pessoa comece caminhando e evolua para pequenos trotes (corridas leves) e volte a caminhar", diz. O ritmo de caminhada corresponde entre 100 e 140 passos por minuto. Já o trote, vai de 141 a 160. Se quiser, você pode usar um pedômetro, aparelho que ajuda a contar o número de passos.

Levar o cachorro para fazer companhia e até empolgar o exercício é interessante, mas não pode prejudicar o ritmo da atividade. E lembre-se, você precisa se sentir confortável. Um bom parâmetro para isso é conseguir conversar enquanto caminha.

Evolução gradativa
Saindo do total sedentarismo, no primeiro mês seu corpo se adapta à caminhada. Depois, ganha resistência, força muscular e flexibilidade. Passados três meses, seu metabolismo se acelera, facilitando a queima de gordura. Já sem vontade de parar, seus músculos aumentam de tamanho substituindo a gordura em excesso.
Pesquisas mostram que aqueles que adotam a caminhada como hábito têm menos gordura corporal, menor pressão sanguínea e melhor tolerância à glicose A caminhada também combate a osteoporose, melhora a lombalgia, recupera o vigor sexual e fortalece o sistema imunológico.
Pronta para começar?



Um comentário:

  1. Ha algum estudo dizendo que depois de alguns anos ( no meu caso , decadas) o organismo se acostuma e nao ha mais ganho?

    ResponderExcluir