Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dor pós treino

Você sabe por que ficamos doloridos depois de um treino pesado?


Quando treinamos, carboidratos são usados como fonte de energia e com isso, é produzido ácido lático, mas o ácido lático não é o causador da dor pós treino. O ácido lático tem sido apontado o grande culpado por dores musculares, mas isso não é verdade. O processo é o seguinte, enquanto treinamos as fibras musculares são esticadas e rasgadas, o que acaba causando inflamação. A inflamação que causa a dor nos músculos, e dura aproximadamente 24-48 horas depois do exercício.

Apesar de a palavra inflamação parecer algo prejudicial ao seu corpo, na verdade o dano causado nos músculos é o ciclo de reparação, o qual vai fazer seus músculos crescerem e ficarem mais fortes. Mas como é algo que incomoda, aqui estão algumas dicas para diminuir a famosa dor pós-treino:

AQUECIMENTO - Irá preparar seus músculos e articulações, aumentando a circulação. Exemplo : andar na esteira durante 5 minutos. Alongar e fazer alguns movimentos de soltura, como balançar os braços para frente, trás, círculos, também excelentes.

HIDRATAÇÃO - É muito importante antes e durante os exercícios. Muita água e minerais são perdidos enquanto você está malhando, portanto a hidratação adequada é necessária.

MASSAGEM - É uma ótima forma de aliviar a dor. Você encontra na academia um rolo de espuma que com o peso do seu próprio corpo, você alonga e relaxa os seus tendões e tecidos.Isso também ajudará no fluxo de sangue.

Fonte:  baseado no texto do blog Nutricionário, de Isabella Ivanov Russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário