Adapte sua alimentação de acordo com a finalidade do exercício
Quero Emagrecer
• Concentre a ingestão de carboidratos horas antes (e não depois) da corrida, para garantir pique e evitar perda de massa muscular. Opte por carboidratos de baixo índice glicêmico (maca, pêra, macarrão ou pão integral), que provocam sensação de saciedade.
• Alguns especialistas garantes que tomar uma xícara de café sem açúcar meia hora antes é uma ótima maneira de potencializar a queima de gordura (a cafeína funciona como uma espécie de fat burner).
• Uma alternativa para depois da corrida são as fontes de proteína vegetal (soja, lentilha, castanhas e nozes), que fornecem as doses ideais de nutrientes para restaurar o corpo, possuem fibras que estimulas o funcionamento do intestino, saciam a fome por mais tempo e são pobres em gordura.
Quero melhorar o condicionamento
• Em caso de corridas pesadas e com mais de uma hora de duração, vale incluir suplementação de carboidrato em gel a cada meia hora de atividade, para recuperar energia e ir mais longe.
• Evite carboidratos de baixo índice glicêmico ate 30 minutos antes do treino, pois eles liberam energia aos poucos e isso não vai adiantar nada. Aposte nos de alto índice glicemico, que fornecem pique imediato, para começar a atividade com disposição total e absoluta, ajudando no seu desempenho.
Quero Competir
• Se correr de manha, acorde pelo menos duas horas antes da largada e tome um café á base de paes, sucos e frutas. “Se for a tarde, duas horas antes prefira arroz integral, salada com legumes cozidos e filé de frango ou peixe, que são proteínas leves e com baixo teor de gordura. É bom evitar alimentos com muitas fibras, pois podem estimular o intestino “ avisa a nutricionista Suzana Bonumá.
• Quando a corrida durar mais de uma hora, a recomendação é ingerir depois uma proteína associada a um carboidrato (pão com queijo e peito de peru ou iogurte batido com fruta), o que leva a uma reposição do glicogênio muscular mais eficiente.
• Procure não consumir alimentos que nunca tenha experimentado antes. Não da para saber como o corpo vai reagir e você pode ter uma surpresa durante a competição, sentindo-se estufado ou nauseado.
Fonte:revista Boa Forma
ATENÇÃO: essas são dicas nutricionais genéricas, para melhor desempenho, resposta e entendimento, consulte um nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário