Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Importância da atividade física na prevenção de doenças

Atualmente, muitas pessoas acabam levando uma vida com maus hábitos, como alimentação incorreta, estresse, tabagismo, entre vários outros, o que leva a um envelhecimento precoce e o desenvolvimento com mais facilidade de doenças crônicas. Para prevenção destas doenças, é preciso deixar o sedentarismo de lado e não ficar parado.


A prática regular de atividades físicas é essencial na vida de todo ser humano. Além de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida, ela é fundamental para prevenção de uma série de doenças. Estudos comprovam que a prática dos exercícios promove a longevidade, onde as pessoas acabam vivendo de 2 a 3 anos a mais quando comparadas com aquelas que não praticam nenhuma atividade. 

Em um ranking divulgado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) dos motivos de doenças crônicas que mais levam a morte, sete deles poderiam ser controlados pela atividade física. Entre as doenças mais comuns podemos listar o infarto, o derrame (conhecido como AVC) e a obesidade. Outras doenças não crônicas também estão fortemente relacionadas à prática dos exercícios e podem ser evitadas ou amenizadas, como a psoríase, doença de pele, osteoporose e dores lombares.

Não há restrições para prática de atividades físicas, porém, aconselha-se passar em um médico para tomar os devidos cuidados antes de iniciá-los. Quando praticados ao ar livre, os cuidados devem ser dobrados, deve atentar-se ao uso de protetor solar, chapéu, óculos de sol e sempre fazer alongamento antes de iniciá-los. Muitas vezes não é necessário frequentar uma academia para realizar as atividades, caminhadas diárias de 20 a 30 minutos, ter um hobby para lazer como passear com os animais, jardinagem, yoga, e reduzir o tempo em frente a televisão ou computador, já são um bom começo e podem fazer muita diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário