Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Desenvolver potencialidades individuais, por meio da prática de atividades físicas, como corrida, caminhada, musculação, circuitos funcionais, ginástica, coach em atividade física, é a nossa Missão. O incentivo constante do Personal Trainer, contribui para que o aluno pratique suas atividades físicas de forma motivada e possa alcançar níveis elevados de qualidade de vida, além de aprimorar o condicionamento físico e aparência, conquistando auto-estima, disposição e energia. Conheça a MAP e fique com quem realmente sabe o que faz e pode contribuir com excelência para seu desenvolvimento pessoal por meio da atividade física. Interesses Atividade Física geral, qualidade de vida, esportes, dança, treinamento funcional

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Entenda porque seu professor aumenta suas cargas, muda seu treino e exige regularidade de você!

Adaptação do corpo humano entre um estímulo e outro (supercompensação)



O período ótimo de recuperação para gerar um novo estímulo varia de acordo com o tipo e a intensidade do treinamento. Treinando dessa maneira, pode-se esperar que a supercompensação ocorra a cada dois a quatro dias. É vital para os praticantes de exercícios físicos estarem cientes de todos os fatores que contribuem para o processo de recuperação, porque é a combinação desses fatores que vai afetar o treinamento como um todo. Os principais fatores a considerar são:
- A idade do praticante influencia a velocidade de recuperação. Praticantes mais velhos geralmente precisam de períodos mais longos de recuperação do que os mais jovens.
- Quanto mais experiente no treinamento, o praticante necessita de menos tempo de recuperação. Isso se relaciona com adaptação fisiológica mais rápida frente ao estímulo.
- O sexo pode afetar a capacidade de recuperação. Praticantes femininas costumam ter nível mais lento de recuperação. A razão para isso dá-se pelas diferenças no sistema endócrino entre homens e mulheres.
- Fatores externos, como fuso horário, altitude e clima frio (ambientais) tendem a diminuir o efeito do processo de recuperação.
- A reposição de nutrientes a nível celular afeta o processo de recuperação.


Supercompensação é o estado fisiológico e psicológico ideal para ocorrer antes do dia de treinamento de alta intensidade. No entanto, a supercompensação só pode ser atingida se o trabalho e a regeneração são periodizados de forma correta. Após cada sessão de treinamento, e entre duas sessões, existe uma fase de compensação em que os substratos bioquímicos de energia são repostos. O retorno do organismo para o estado de homeostase (equilíbrio químico) é lento e progressivo, indicando que a reposição dos estoques de energia leva várias horas/dias, variando de pessoa para pessoa. Se o intervalo de recuperação entre duas sessões de alta intensidade é planejado corretamente, os substratos energéticos (principalmente glicogênio) são completamente repostos e o corpo ainda adquire mais algum combustível. Essa energia extra coloca o praticante de exercício físico em um estado de supercompensação e dá a ele energia para treinar ainda mais intensamente. Isso é essencial para a adaptação ao treinamento e, conseqüentemente, para aumentar massa muscular, o tônus e a definição. Se o tempo entre dois treinos é muito longo, a supercompensação vai involuir, resultando em pouca ou nenhuma melhoria na capacidade de treinar.
(Tudor O. Bompa e Lorenzo J. Corcacchia)

3 comentários:

  1. Show de bola esta explicação!!

    Parabéns pelo post. Bem esclarecedor.

    Bons treinos e boa semana

    Rodrigo Xavier

    ResponderExcluir
  2. Quando voces se referem a treino devemos entender so trabalho com peso e corrida ou todos esses comentarios tambem se referem a caminhadas fortes? Quem so caminha deveria tambem dar um espaco de 48 horas ao inves de 24 horas? Cristina Martins

    ResponderExcluir
  3. Sim, esse comentário também se refere a caminhadas fortes. O intervalo de descanso varia de acordo com a intensidade do exercício, podendo ser de poucas horas até 96 horas, em média, para trabalhos moderados, é de 48 horas, se for muito intenso, o intervalo deve ser maior, assim como se for pouco intenso, o intervalo deve ser menor.

    No caso da caminhada forte, vai depender de qual foi realmente a intensidade dessa caminhada (que pode ser acompanhada através de um frequencimetro) em relação ao nível de condicionamento do aluno. Se for um aluno muito sedentário,será necessário um intervalo de 48 ou até 72 horas, para um aluno que tenha um bom nível de condicionamento, um intervalo de 24 horas é suficiente.

    Em geral, a caminhada é considerada um exercício não muito intenso por elevar pouco a freqüência cardíaca em relação freqüência cardíaca máxima que podemos atingir e ser uma atividade comum na nossa rotina diária, afinal temos que caminhar o tempo todo, por isso requer pouco intervalo para descanso, salvo casos extremos de falta de condicionamento, por isso a recomendação de caminhadas diárias com intervalos de 1 dia é mais difundida.

    Espero ter esclarecido sua dúvida, se houver mais alguma dúvida, estou a disposição.

    André Panobianco

    ResponderExcluir

Parceiros MAP

Agradecemos as Parcerias: Trilha Verão Brazil Dream Tour Drogaria Boa Vista
/a>