Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Desenvolver potencialidades individuais, por meio da prática de atividades físicas, como corrida, caminhada, musculação, circuitos funcionais, ginástica, coach em atividade física, é a nossa Missão. O incentivo constante do Personal Trainer, contribui para que o aluno pratique suas atividades físicas de forma motivada e possa alcançar níveis elevados de qualidade de vida, além de aprimorar o condicionamento físico e aparência, conquistando auto-estima, disposição e energia. Conheça a MAP e fique com quem realmente sabe o que faz e pode contribuir com excelência para seu desenvolvimento pessoal por meio da atividade física. Interesses Atividade Física geral, qualidade de vida, esportes, dança, treinamento funcional

quarta-feira, 29 de maio de 2013

A obesidade e psicologia

A boa forma e a imagem corporal , tem sido elementos de pleno destaque e preocupação nos dias de hoje, o que facilita a identificação de incômodos com o excesso de peso, independente dos graus de obesidade.
Nossos padrões culturais fazem com que até indivíduos com peso dentro dos parâmetros de normalidade sintam-se com peso acima do desejado. É necessário observar a importância da participação de vários fatores como causa genética e orgânica, falta de atividade física, bem como fatores educacionais e psicológicos.


Compreendendo a obesidade
A obesidade é uma condição que tem merecido atenção e estudos de diversas áreas de especialidades, particularmente da psiquiatria e da psicologia. Os problemas emocionais são geralmente percebidos como conseqüências da obesidade, embora conflitos e dificuldades psicológicas possam preceder o desenvolvimento dessa condição.

A obesidade, embora não deva ser classificada como transtorno alimentar (pelo DSM-IV e CID-10), é incluída didaticamente por alguns autores nesta categoria. Isso se deve pelo fato de apresentar aspectos de funcionamento semelhante aos demais transtornos dessa categoria e por apresentar perturbações no comportamento alimentar, o que pode gerar problemas psicológicos e emocionais graves merecedores de intervenções psiquiátricas e/ou psicológica.

A definição geral de obesidade pode ser a de “acúmulo excessivo de tecido adiposo (gordura) no organismo” (Nunes, 1998). A grande dificuldade deste conceito básico é como medir esse tecido adiposo e como estabelecer o limiar a partir do qual um determinado indivíduo será rotulado como obeso. Criou-se, então, o Índice de Massa Corporal (IMC), método mais utilizado atualmente e que define que a obesidade seria classificada a partir de um IMC superior a 30 kg/m². Outra definição que se refere igualmente ao excesso de peso é a de que “uma pessoa obesa é definida, convencionalmente, como aquela que pesa 20% a mais do que o peso-padrão especificado com relação ao sexo, altura e estrutura corporal.” (Flarherty, 1995).

No aspecto clínico, relacionado a padrões de alimentação dos obesos, integram conteúdos como desconhecimento de mecanismos exatos controladores da saciedade e apetite e ainda, em alguns, com visão negativa do corpo, preocupados com a forma como responsável pelo acesso, aceitação, sucesso social e felicidade.

Os problemas emocionais são geralmente percebidos como conseqüências da obesidade, embora conflitos e problemas psicológicos de autoimagem possam preceder o desenvolvimento da obesidade. A depressão e a ansiedade são os sintomas comuns; depressão grave pode ser freqüente nos obesos. Além do que pacientes obesos emocionalmente instáveis podem experimentar aumento na ansiedade e depressão quando fazem dietas. Portanto, o obeso apresenta aspectos emocionais e psicológicos identificados como causadores ou conseqüências ou retroalimentadores da sua condição de obeso, concomitante a uma condição clínica e educacional alterada.

Aspectos psicológicos do tratamento da obesidade
No tratamento psicoterápico, a terapia cognitiva comportamental (TCC) parece apresentar eficácia. Ela trabalha a partir da estrutura operante do paciente com objetivo de organizar as contingências para mudanças de peso e comportamentos, em princípio, relacionados ao autocontrole de comportamentos alimentares, e contexto situacional amplo, aprofundando para todo o desconforto.

A TCC sempre visa a avaliação e correção dos pensamentos inadequados, que costumam contribuir tanto para a causa quanto na manutenção da obesidade. São procedimentos disparadores e freqüentes no processo psicoterapêutico para a modificação comportamental. A reestruturação cognitiva, que tem como base imagens orientadas, o treinamento da auto-instrução, a determinação de objetivos, o estímulo ao auto-reforço e resolução de problemas são alguns procedimentos inter-relacionados, de base cognitiva, incorporados a outros programas comportamentais.

A orientação cognitivo-comportamental tem como base a identificação da crença central e da crença intermediária (regras, atitudes, suposições) que leva a um pensamento e influencia uma situação, e vice-versa, desencadeando igualmente reações emocionais, comportamentais e fisiológicas. Com base nesta orientação, os sistemas de crenças de indivíduos obesos determinam sentimentos e comportamentos desencadeados por pensamentos distorcidos acerca do peso, da alimentação e do valor pessoal; por exemplo, a crença de que ser magro está associada a autocontrole, competência e superioridade interfere diretamente na constituição da auto-estima da pessoa, ou mesmo, a crença de que ser magro é fundamental para a solução de problemas da vida e que, portanto, pessoas obesas seriam infelizes e malsucedidas, são pensamentos que também são encontradas neste grupo.

Estes conjuntos de crenças provocam, no obeso, tendências distorcidas de raciocínio levando-o a desenvolver pensamentos dicotômicos – pensamentos em termos absolutos e extremos do tipo “se não estou completamente com o controle, significa que perdi todo o controle, que está tudo perdido.” Considerando-se o sistema de crenças, identificamos os aspectos psicológicos da obesidade, aspectos envolvidos no controle da alimentação, ou seja: as correlações, interdependências e interações que existem entre o ambiente, pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Portanto, o desafio da TCC é compreender como diversos fatores interagem entre si em cada caso ou situação e, associada e integrada a outras terapias, favorecer a melhora no manejo do sintoma para que o paciente possa dispor de um repertório qualitativamente mais amplo para responder às demandas e problemas da vida.

Na obesidade, nem sempre o tratamento farmacológico é a primeira opção de tratamento; este deve, antes, compor o tratamento que deve ser pautado numa abordagem multidisciplinar. Mostra-se necessário o acompanhamento por nutricionistas ou nutrólogos oferecendo a dietoterapia associada à psicoterapia, e por serem modalidades não-invasivas, devem ser sempre priorizadas. No entanto, quando transtornos psiquiátricos como os transtornos fóbico-ansiosos, depressão grave, síndrome do comer noturno e/ou transtorno da compulsão alimentar periódica estão presentes contribuindo para o ganho de peso, devemos considerar a farmacoterapia administradas e acompanhadas por especialistas na área.

Concluindo.
A psicoterapia realizada por profissionais especializados, ajuda a identificar os fatores desencadeadores do todo o processo que envolve a obesidade, contribuindo para a orientação do paciente e de seus familiares. Entretanto, quando a obesidade coloca em risco a condição clínica do paciente e o sofrimento psíquico é significativo, faz-se necessária a intervenção medicamentosa sob orientação de médicos especialistas, e preferencialmente acompanhados por psicólogos e por nutricionistas/nutrólogos.

Desta forma, é sempre válido lembrar que qualquer problema de saúde mental deve ser sempre acompanhado por profissionais especialistas na área como médicos psiquiatras e psicólogos, para que se obtenha uma visão global do indivíduo acerca de seu problema.

Taktos - Medicina Esportiva - Obesidade - 22/09/2008
Daniela Arroyo Esquivel é psicóloga especialista em saúde mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros MAP

Agradecemos as Parcerias: Trilha Verão Brazil Dream Tour Drogaria Boa Vista
/a>