Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Desenvolver potencialidades individuais, por meio da prática de atividades físicas, como corrida, caminhada, musculação, circuitos funcionais, ginástica, coach em atividade física, é a nossa Missão. O incentivo constante do Personal Trainer, contribui para que o aluno pratique suas atividades físicas de forma motivada e possa alcançar níveis elevados de qualidade de vida, além de aprimorar o condicionamento físico e aparência, conquistando auto-estima, disposição e energia. Conheça a MAP e fique com quem realmente sabe o que faz e pode contribuir com excelência para seu desenvolvimento pessoal por meio da atividade física. Interesses Atividade Física geral, qualidade de vida, esportes, dança, treinamento funcional

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Brasil é único país entre emergentes com queda em número de fumantes

Celebrado no dia 31 de maio, o ‘Dia Mundial Sem Tabaco’ de 2014 foi marcado por eventos realizados em diversos estados do Brasil. A programação, organizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), contou com exposições e palestras sobre o tema para instruir e alertar o público. 


De acordo com o Ministério da Saúde, o número de brasileiros maiores de idade que fumam caiu 28% nos últimos oito anos. A conscientização da população e as restrições ao tabaco são apontadas como os principais motivos. A quantidade de fumantes passivos em domicílio reduziu de 12,7% para 10,2% de 2009 a 2013, e no trabalho passou de 12,1% a 9,8%.

- Em qualquer idade, é válido deixar o cigarro. Se as pessoas deixassem de fumar hoje, diminuiríamos em 80% os casos de câncer de pulmão e três entre dez casos de câncer de qualquer tipo também deixariam de existir, destaca o cirurgião oncologista Jefferson Luiz Gross.

No entanto, a realidade de outros países emergentes é diferente. Segundo uma pesquisa recente feita pela Universidade de Washington em 187 países, o número de fumantes subiu de 721 milhões em 1980 para 967 milhões em 2012, e a quantidade de cigarros consumidos por ano aumentou 26%. 

Entre os principais fatores responsáveis pelo aumento de pessoas que fumam estariam o crescimento populacional e a banalização do consumo do tabaco. China, Índia, Rússia, Indonésia e Bangladesh são os grandes responsáveis pelo quadro alarmante, juntos contribuem com mais de 136 milhões de fumantes às estatísticas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cinco milhões de pessoas morrem anualmente por fatores atribuídos ao tabaco. A estimativa é que o número aumente para oito milhões em duas décadas. De acordo com a OMS, o cigarro mata mais do que a Tuberculose, Aids e Malária juntas. 

Além de câncer, infecções respiratórias, úlcera, hipertensão arterial, aneurismas, trombose vascular e osteoporose, o vício em cigarro pode causar muitas doenças bucais e oculares. A combustão do tabaco resulta em quase cinco mil substâncias químicas que são transportadas até os pulmões. A boca é um dos órgãos que mais sofre com os malefícios do cigarro.

- O fumo está associado a diversas patologias bucais, como o comprometimento das gengivas, manchas nos dentes, xerostomia (sensação de boca seca), a candidíase (sapinho), a halitose e, a mais grave de todas, o câncer bucal - alerta o cirurgião dentista José Henrique de Oliveira. 

O tabagismo também pode causar cataratas, descoloração dos dedos, perda progressiva da audição, deformação de espermatozoides e impotência sexual.

Atualmente, há mais de 23 mil equipes de saúde em 4.375 municípios brasileiros capacitadas a oferecer tratamento para aqueles que desejam parar de fumar através do Sistema Único de Saúde (SUS). São programa conta com consultas individuais ou em grupo de apoio e medicamentos em forma de adesivos e gomas de mascar com nicotina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros MAP

Agradecemos as Parcerias: Trilha Verão Brazil Dream Tour Drogaria Boa Vista
/a>