Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Desenvolver potencialidades individuais, por meio da prática de atividades físicas, como corrida, caminhada, musculação, circuitos funcionais, ginástica, coach em atividade física, é a nossa Missão. O incentivo constante do Personal Trainer, contribui para que o aluno pratique suas atividades físicas de forma motivada e possa alcançar níveis elevados de qualidade de vida, além de aprimorar o condicionamento físico e aparência, conquistando auto-estima, disposição e energia. Conheça a MAP e fique com quem realmente sabe o que faz e pode contribuir com excelência para seu desenvolvimento pessoal por meio da atividade física. Interesses Atividade Física geral, qualidade de vida, esportes, dança, treinamento funcional

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A alimentação do praticante de atividade física

A alimentação do praticante de atividade física deve considerar cada uma das etapas do treinamento, preocupar-se com o controle do peso corporal, hidratação e com a ingestão adequada de macronutrientes e micronutrientes.


O consumo adequado de carboidratos e proteínas antes do exercício, minimiza a perda de massa muscular, durante e após o treino, mesmo em praticantes de atividade física não competitiva. A preservação da massa magra é de grande importância para o metabolismo energético, influenciando positivamente o desempenho esportivo.

A alimentação pré-treino deve ser rica em carboidratos complexos, como os alimentos integrais, pois proporciona lenta absorção de glicose e evita alta liberação de insulina, que consequentemente pode levar a uma queda brusca da glicemia sanguínea, causando mal estar, fraqueza, tontura e falta de energia para o exercício. Desta forma, carboidrato de absorção lenta fornece energia gradualmente, o que evita fraqueza e melhora o desempenho durante o exercício físico. Também reforça as reservas de glicogênio, o que auxilia a preservação da massa muscular e determinação de melhores resultados no ganho de músculos.

A quantidade ideal de carboidratos a ser consumida na refeição antes do treino é estabelecida entre 1 a 4,5g/kg de peso corporal no período entre 1 a 4 horas antes do exercício. Alguns dos alimentos recomendados nesse período podem ser: frutas, torradas, cereais, pães integrais com geleia e sucos de frutas com extrato de soja.

Os sucos de frutas com extrato de soja são boas opções de consumo antes do treino, pois contêm carboidratos, uma pequena quantidade de proteína que outros sucos de frutas não contêm e gorduras insaturadas. O suco pode ser combinado com outro alimento do grupo dos carboidratos complexos, como cereais e pães integrais, para que a energia mantenha-se alta e estável durante toda a prática da atividade física sem que haja quebra de proteína muscular.

Matéria publicada pelo site A tribuna MT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros MAP

Agradecemos as Parcerias: Trilha Verão Brazil Dream Tour Drogaria Boa Vista
/a>