Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Desenvolver potencialidades individuais, por meio da prática de atividades físicas, como corrida, caminhada, musculação, circuitos funcionais, ginástica, coach em atividade física, é a nossa Missão. O incentivo constante do Personal Trainer, contribui para que o aluno pratique suas atividades físicas de forma motivada e possa alcançar níveis elevados de qualidade de vida, além de aprimorar o condicionamento físico e aparência, conquistando auto-estima, disposição e energia. Conheça a MAP e fique com quem realmente sabe o que faz e pode contribuir com excelência para seu desenvolvimento pessoal por meio da atividade física. Interesses Atividade Física geral, qualidade de vida, esportes, dança, treinamento funcional

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Força de Vontade: "Eu quero chegar lá!"

Depois de expor seu sacrifício com a balança em público, em um programa de T.V., Ronaldo Nazário, ex-jogador de futebol, deixou claro que sem esforço e muita força de vontade, não se consegue “chegar lá “.


Força de vontade, poder interior, determinação, disciplina e empenho, são expressões coloquiais para um termo científico conhecido como volição. Função psicológica primária, é um processo cognitivo pelo qual uma pessoa direciona, de forma consciente, uma ação. É algo mais que mera motivação. Ela é deflagrada quando se deseja algo, e a partir daí se adota estratégias para chegar lá. Querer emagrecer, economizar dinheiro, estudar ou matricular-se em uma academia são metas alcançáveis. Dá-se o problema quando deparamos com  as tentações do cotidiano. Estima-se que passemos de três a quatro horas diárias resistindo a  algum tipo de tentação. Recentemente, a neurociência e a psicologia fizeram uma descoberta sensacional: a força de vontade não é uma metáfora. É força de vontade mesmo. Alimentada e treinada, funciona como um músculo que, exercitado, responde aos comandos e, sedentário parece estar frouxo.

O organismo humano gasta seus recursos na juventude e paga os juros na velhice. Nosso metabolismo é preparado para ter energia na mocidade e saúde mais fraca na maturidade, mesmo se nos cuidarmos.
Em nenhuma outra necessidade humana o autocontrole é tão testado quanto nos cuidados com o peso. Uma pesquisa encomendada pela Nestlé, realizada com 800 mulheres, mostrou que 61% querem emagrecer. No entanto, quase metade dela admitiu não fazer absolutamente nada para alcançar tal objetivo. É crime? Não. É profundamente injusto, para não dizer indelicado, associar a obesidade à falta de força de vontade.

Afirmar que gordos são preguiçosos, é que só gordo quem quer, é inverdade científica. “A obesidade é uma doença complexa, que ocorre pela combinação de uma série de fatores. Cerca de cinquenta substâncias, entre hormônios e neurotransmissores, regulam o apetite, a saciedade e o paladar” , diz Alfredo Halpern, endocrinologista da Universidade de São Paulo. Embora a ciência não tenha desvendado totalmente os mecanismos da obesidade, sabe-se que a força de vontade é componente essencial para quem deseja emagrecer.


O que fazer quando não há ânimo para praticar exrecícios


Fazer ginástica nem sempre é prazeroso. Algumas pessoas demoram a romper a barreira da satisfação e encaram a atividade física como uma tarefa penosa e repetitiva. A persistência é essencial nos três primeiros meses, dizem os especialistas. Depois que a atividade vira hábito, é mais fácil perceber os benefícios na sua rotina diária.


Parar de Fumar


O primeiro passo, dizem os especialistas, é querer abandonar o vício. Para conseguir a força para mudar, é preciso racionalizar as consequências prejudiciais à saúde desse hábito e pensar no impacto das escolhas atuais no seu futuro. Dividir a decisão com a família e amigos próximos fará você pensar duas vezes antes de ter uma recaída.

Texto elaborado por Adriana Menon, professora MAP
Texto base: Revista Veja de 03 de Outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros MAP

Agradecemos as Parcerias: Trilha Verão Brazil Dream Tour Drogaria Boa Vista
/a>