Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Desenvolver potencialidades individuais, por meio da prática de atividades físicas, como corrida, caminhada, musculação, circuitos funcionais, ginástica, coach em atividade física, é a nossa Missão. O incentivo constante do Personal Trainer, contribui para que o aluno pratique suas atividades físicas de forma motivada e possa alcançar níveis elevados de qualidade de vida, além de aprimorar o condicionamento físico e aparência, conquistando auto-estima, disposição e energia. Conheça a MAP e fique com quem realmente sabe o que faz e pode contribuir com excelência para seu desenvolvimento pessoal por meio da atividade física. Interesses Atividade Física geral, qualidade de vida, esportes, dança, treinamento funcional

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Chega de Mau Humor...GrrrR !

* Passar um dia ou outro mal-humorado é inevitável - Afinal, quem nunca se abala com um longo congestionamento ou uma reunião estressante ou até compromissos de última hora ? Levantar com o pé esquerdo todos os dias, porém, pode não ser apenas um traço de personalidade.


O mau humor crônico tem nome - distimia - e tratamento. Trata-se de um transtorno psicológico que atinge entre 3% e 5% da população. Mas a rabugice constante também integra o rol de sintomas associados a distúrbios do sono e da glândula tireóide, e não raro acompanha as dietas malucas que prometem emagrecimento rápido. "Antes de diagnosticar o mau humor como distimia, é preciso fazer um check-up para descobrir se há uma causa orgânica para o problema", explica a endocrinologista Claudia Cozer, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Depois de Consultar Médicos de diversas especialidades, VEJA, elaborou uma lista das causas mais comuns para o mau humor interminavel:

Distúrbios do sono 
O Que são: Insonia, ronco ou apnéia do sono, que ocorre quando há interrupção da respiração por mais de 10 segundos, em decorrência do relaxamento e fechamento dos músculos da garganta.

Tipo de Mau Humor: a irritabilidade com frequencia está associada ao cansaço.Entre as crianças apneicas, porém, a hiperatividade é uma característica que costuma mascarar o problema da falta de sono.
Por que pioram o Humor: " O sono, principalmente em suas fases profundas, é essencial para o equilíbrio dos ciclos hormonais ", explica Geraldo Lorenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono do Instituto do Coração(Incor), em São Paulo.O organismo de quem dorme pouco ou dorme mal sofre prejuízo generalizado.Esse desequilíbrio sistêmico provoca, entre outros problemas, alterações de humor.
Tratamento: Emagrecer é o 1º passo, já que o sobrepeso e obesidade estão entre as causas de apneia e ronco.Uma avaliação médica pode definir se há indicação para exercícios com fonoaudiólogo, cirurgia ou ainda uso de aparelho intraoral ou de CPAP - uma máscara ligada a um equipamento que bombeia o ar para dentro das vias respiratórias.

Distimia
O Que é: um transtorno psicológico caracterizado por uma depressão leve e crônica - com duração superior a 2 anos. Pode ter um componente genético ou ambiental, como um trauma na infância por exemplo.
Tipo de Mau Humor: o distímico é pessimista, vive reclamando e está sempre insatisfeito.
Por que piora o humor: aqui, o mau humor crônico não é um sintoma secundário, mas sim o quadro principal do problema." Como o distímico consegue desempenhar, mesmo que precariamente, as tarefas rotineiras, o distúrbio pode ser confundido com um traço de personalidade, como se o mau humor fizesse parte da natureza da pessoa", explica o psiquiatra Ricardo Moreno, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Tratamento: antidepressivos associados a terapia. "O distímico parece enxergar o mundo através de lentes negras.Ele não percebe os eventos bons e supervaloriza os ruins", explica a psicóloga Monica Portella. " Aliada aos antidepressivos, a terapia ajuda a corrigir essa visão distorcida".

Distúrbios da Tireóide
O Que são: tanto o hipotireoidismo, em que a glândula tireoide produz quantidades insuficientes do hormônio tiroxina (T4), como o hipertireoidismo, que ocorre quando há produção excessiva desse hormônio, podem causar alterações comportamentais.
Tipo de Mau Humor: o hipotireoidismo deixa o mal-humorado desanimado e sem energia até para as tarefas do dia-a-dia.Já o hipertireoidismo pode ser a explicação para o chamado"pavio curto", graças á combinação de ansiedade com agressividade.
Por que Afetam o Humor: "Os hormônios funcionam como geradores de energia no organismo. Em desequilibrio, provocam indisposição e consequente mau humor", diz a endocrinologista Claudia Cozer, do Hospital Sírio-Libânes, em São Paulo.
Tratamento: o hipotireoidismo é controlado com comprimidos diários da forma sintética do hormônio tiroxina.Para tratar o hipertireoidismo, são ministrados inibidores da glândula tireoide.

Dietas Restritivas
O Que são: Regimes que eliminam o consumo de carboidratos ou o reduzem a quantidades mínimas por vários dias.
Tipo de Mau Humor: como diz o ditado popular, cara feia, em muitos casos, é fome. Quem não se alimenta direito fica agressivo e irritadiço.
Por que Afetam o Humor: "A falta decarboidratos e a baixa glicemia no sangue alteram a bioquímica cerebral, provocando uma redução dos níveis de neurotransmissores como a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar",explica o endocrinologista Paulo Rosenbaum, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.As dietas equilibradas, portanto, além de benéficas á saúde, podem prevenir os ataques de raiva.

Mau Humor Em Cápsulas
A explicação para as ondas de rabugice ou ataques de fúria pode estar na gaveta de remédios. Abaixo, alguns dos medicamentos que provocam, entre outros efeitos colaterais, alterações negativas de humor:
Sibutramina: A única droga para emagrecimento á venda no Brasil estimula a saciedade, mas pode causar ansiedade e impaciência.
Ritalina: O metilfenidato, um derivado da anfetamina, é usado no tratamento do déficit de atenção e da hiperatividade e provoca alterações de humor como irritabilidade.
Corticóides: Todos os remédios da classe dos corticoides, como a prednisona, que tem ação anti-inflamatória e antialérgica, podem causar instabilidade emocional:uma hora o indíviduo está inquieto e no momento seguinte, apático.
Bupropiona: Embora seja um antidepressivo, o medicamento atua no sistema nervoso central e pode provocar agitação e irritação.

Período sujeito a Trovoadas
A TPM não é apenas uma desculpa feminina para reações, digamos, desproporcionais a situações negativas.Algumas etapas da vida favorecem os dias cinzentos - e as mulheres são as maiores vítimas. "O hormônio estrógeno é um tônico cerebral que dá sensação de bem estar á mulher.Mas, além da flutuação dos seus níveis, há outros fatores que se associam a esse  para causar o mau humor nessas fases", explica a endocrinologista Amanda Athayde, do departamento de endocrinologia feminina e andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia;
Adolescência: Além das explosões hormonais - aumento dos níveis de estrógeno nas meninas e de testosterona nos meninos - as transformações físicas e psicológicas que ocorrem nessa fase são determinantes para a constante insatisfação dos adolescentes.
Tensão Pré-Menstrual: Os altos e baixos dos hormônios estrógeno e progesterona no ciclo menstrual afetam a captação de serotonina, o neurotrasmissor que promove a sensação de bem-estar.Quando a TPM é grave, o médico pode receitar o antidepressivo fluoxetina em doses baixas para amenizar os sintomas.
Menopausa: A queda nas taxas de estrógeno no fim da idade reprodutiva da mulher é responsável por desconfortos como ondas de calor e ganho de peso."Além desses incômodos, a mulher na menopausa não dorme direito, o que contribui para o mau humor"!, diz a médica Amanda Athayde.
Alimentos da Alegria
As refeições diárias podem ajudar a manter o alto astral, particularmente se contiverem o aminoácido triptofano, o principal aliado do bom humor."O triptofano, é matéria-prima da serotonina,o neurotransmissor do bem-estar, e da melatonina, o hormônio do sono",explica a nutricionista Daniela Jobst.Diversos estudos já relacionaram a baixa produçao de melatonina a alterações de humor e comportamento agressivo."A reação química que transform o aminoácido depende da ação do magnésio, do ácido fólico(B9) e das vitaminas B3 e B6", diz a nutricionista.

Onde Encontrar essas Substâncias
Triptofano: Banana,laticínios, carnes brancas;
Magnésio: Cereais, castanhas e leguminosas, como feijão e ervilha;
Ácido Fólico: Vegetais folhosos de cor verde-escura,como espinafre,rúcula e agrião;
Vitaminas B3 e B6: Cereais integrais e frutas.

Texto adaptado da revista Veja edição Especial "Nunca Mais" fevereiro 2013 texto Daniela Macedo pag 90 (Everton Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros MAP

Agradecemos as Parcerias: Trilha Verão Brazil Dream Tour Drogaria Boa Vista
/a>