Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Desenvolver potencialidades individuais, por meio da prática de atividades físicas, como corrida, caminhada, musculação, circuitos funcionais, ginástica, coach em atividade física, é a nossa Missão. O incentivo constante do Personal Trainer, contribui para que o aluno pratique suas atividades físicas de forma motivada e possa alcançar níveis elevados de qualidade de vida, além de aprimorar o condicionamento físico e aparência, conquistando auto-estima, disposição e energia. Conheça a MAP e fique com quem realmente sabe o que faz e pode contribuir com excelência para seu desenvolvimento pessoal por meio da atividade física. Interesses Atividade Física geral, qualidade de vida, esportes, dança, treinamento funcional

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Adaptação do corpo humano entre um estímulo e outro

Super compensação é o estado fisiológico e psicológico ideal para ocorrer antes do dia de treinamento de alta intensidade. No entanto, a super compensação só pode ser atingida se o trabalho e a regeneração são periodizados de forma correta.



Após cada sessão de treinamento, e entre duas sessões, existe uma fase de compensação em que os substratos bioquímicos de energia são repostos. O retorno do organismo para o estado de homeostase (equilíbrio químico) é lento e progressivo, indicando que a reposição dos estoques de energia leva várias horas/dias variando de pessoa para pessoa. Se o intervalo de recuperação entre duas sessões de alta intensidade é planejado corretamente, os substratos energéticos (principalmente glicogênio) são completamente repostos e o corpo ainda adquire mais algum combustível. Essa energia extra coloca o praticante de exercício físico em um estado de super compensação e dá a ele energia para treinar ainda mais intensamente. Isso é essencial para a adaptação ao treinamento e, conseqüentemente, para aumentar massa muscular, o tônus e a definição.

Se o tempo entre dois treinos é muito longo, a super compensação vai involuir, resultando em pouca ou nenhuma melhoria na capacidade de treinar. O período ótimo de recuperação para gerar um novo estímulo varia de acordo com o tipo e a intensidade do treinamento. Treinando dessa maneira, pode-se esperar que a super compensação ocorra a cada dois a quatro dias.

É vital para os praticantes de exercícios físicos estarem cientes de todos os fatores que contribuem para o processo de recuperação, porque é a combinação desses fatores que vai afetar o treinamento como um todo. Os principais fatores a considerar são:
- A idade do praticante influencia a velocidade de recuperação. Praticantes mais velhos geralmente precisam de períodos mais longos de recuperação que mais jovens.
- Quanto mais experiente no treinamento, o praticante necessita de menos tempo de recuperação. Isso se relaciona com adaptação fisiológica mais rápida frente ao estímulo.
- O sexo pode afetar a capacidade de recuperação. Praticantes femininas costumam ter nível mais lento de recuperação. A razão para isso dá-se pelas diferenças no sistema endócrino entre homens e mulheres.
- Fatores externos, como fuso horário, altitude e clima frio (ambientais) tendem a diminuir o efeito do processo de recuperação.
- A reposição de nutrientes a nível celular afeta o processo de recuperação.
(Tudor O. Bompa e Lorenzo J. Corcacchia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros MAP

Agradecemos as Parcerias: Trilha Verão Brazil Dream Tour Drogaria Boa Vista
/a>