Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Desenvolver potencialidades individuais, por meio da prática de atividades físicas, como corrida, caminhada, musculação, circuitos funcionais, ginástica, coach em atividade física, é a nossa Missão. O incentivo constante do Personal Trainer, contribui para que o aluno pratique suas atividades físicas de forma motivada e possa alcançar níveis elevados de qualidade de vida, além de aprimorar o condicionamento físico e aparência, conquistando auto-estima, disposição e energia. Conheça a MAP e fique com quem realmente sabe o que faz e pode contribuir com excelência para seu desenvolvimento pessoal por meio da atividade física. Interesses Atividade Física geral, qualidade de vida, esportes, dança, treinamento funcional

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Atividades físicas voltadas ao bem-estar mantêm mercado fitness aquecido



Com público fiel, modalidades como yoga,pilates e Body Balance ajudam academias a passar pela sazonalidade

A busca pelos cuidados com o corpo têm aumentado consideravelmente. O ritmo de vida insano faz com que muitas pessoas se estressem e busquem nas atividades físicas de bem-estar um escape para a correria do dia a dia, numa tentativa de equilibrar corpo e mente e preservar a saúde. Uma pesquisa realizada e divulgada pelo Ibope mostra que 1/3 dos brasileiros compraria tempo se ele estivesse disponível para venda e estão dispostos a bancar, em média, até R$ 50 para ter uma hora a mais no dia – o que demonstra o quanto estamos reféns do tempo.Infográfico clique aqui

A mídia tem se preocupado com a divulgação de atividades que tragam saúde e qualidade de vida aos cidadãos. Com informação, a busca por esse tipo de atividade tem aumentado gradativamente, mantendo o mercado fitness aquecido e espantando a sazonalidade.
Fernando Dutra é treinador da Body Systems e destaca que a procura por atividades como yoga,pilates e Body Balance se dá pelo fato de elas conseguirem se imaginar praticando o exercício: “o que assusta a pessoa que quer entrar na atividade física, geralmente, é ver a intensidade dos exercícios. Não que esses não sejam intensos, mas o fato de ter movimentos lentos e controlados diminui o impacto visual que a pessoa que nunca se exercitou tem. A primeira sensação é a de que consegue fazer e aí ela experimenta, percebe que consegue controlar o movimento e a intensidade necessária para ter resultado sem necessariamente precisar de uma sobrecarga”.

Inélia Garcia, diretora da Pilates The Studio® Brasil (www.pilates.com.br), aposta que o mercado de bem-estar segue em alta porque trabalha com corpo e mente e seus alunos não se preocupam apenas com a imagem: “há atividades físicas atualmente que levam ao estresse e à exaustão e, para o homem de hoje, que passa a maior parte do tempo sentado e é menos ativo, acaba gerando lesões”. Além disso, ela aposta que as atividades de bem-estar são mais individualizadas e respeitam mais as condições físicas e limitações de cada aluno. Além disso, o aumento da expectativa de vida também colabora com esse nicho de mercado, uma vez que são exercícios com níveis de dificuldade progressivos e que respeitam as aptidões individuais.
Espaço na grade

As aulas de bem-estar têm espaço cativo dentro de algumas redes de academias, visto que ela é destinada a nichos específicos de alunos. “Se a gente olhar para fora da academia, o maior nicho é justamente o de pessoas que não curtem atividade física intensa e que querem algo mais focado na sensação de bem-estar do que no ganho de massa muscular ou emagrecimento”, diz Dutra. 

Inelia destaca que as grandes redes têm criado cada vez mais aulas voltadas aos públicos especiais, como os idosos e as pessoas lesionadas e gera grande retenção de alunos. “Posso dizer que abrimos o primeiro estúdio em 1999 e mais de 60% dos alunos estão conosco até hoje. O aluno de bem-estar só sai quando fica desempregado, muda de cidade ou morre”, afirma Inélia.

Dessa forma, atividades como Body Balance, pilates e yoga servem como portas de entrada para que as pessoas cheguem à academia e desejem dar início a uma vida mais saudável. “E elas servem tanto para o atleta complementar seu treino e prevenir lesões, quanto para os sedentários que querem começar a se exercitar e buscam se sentir bem”, diz Dutra.

As aulas de bem-estar trabalham valências similares e trazem benefícios como força, flexibilidade, consciência corporal, condicionamento postural, controle motor, melhor oxigenação do corpo, reeducação da respiração, entre outros.
Inovar sempre

O cliente está cada vez mais informado e, claro, consciente do que precisa. Dessa forma, é preciso inovar para conquistar novos adeptos e motivar os antigos de forma a manter as aulas sempre cheias. O treinador da Body Systems conta que a grande dificuldade atual é que os alunos têm muita pressa: “as pessoas querem emagrecer e ganhar massa e não enxergam as atividades de bem-estar como parte do treino. Elas querem saber quantas calorias vão gastar e digo que uma aula de Body Balance pode detonar de 300 a 600 calorias, dependendo da pessoa, mas não é só isso que importa. São os benefícios dessas aulas que acabam retendo os alunos. Elas são difíceis de vender, de convencer a pessoa a tentar, mas depois que elas experimentam, ficam fiéis”.

Para facilitar a “venda” da aula, algumas academias inovam na forma de aplica-las. Neste verão, por exemplo, a rede de academias Bio Ritmo lançou uma aula de yoga que foge do tradicional para conquistar adeptos: a Bio Sruf Yoga, que é praticada sobre pranchas apoiadas em bosus.
Com duração de 90 minutos, aula é dividida em três fases: sentado, quatro apoios e em pé, com intensidade e dificuldade progressivas. A aula tem início com posturas tradicionais da Yoga, como Sukasana (pernas cruzadas sobre a prancha) e Dandasana (pernas estendidas e juntas sobre a prancha e coluna ereta), passando pelas posturas Adho Muka Swanasana (mãos e pés em cima da prancha, formando um triângulo), Goasana (mãos e joelhos no chão como se fosse uma mesa), terminando com Tadasana (em pé, braços ao lado do corpo) e Vrikshasana (colocar o pé na lateral da perna que está apoiada na prancha).
Mercado de bem estar

O Brasil é o segundo país em número de academias, totalizando cerca de 28 mil estabelecimento entre academias, clubes esportivos e centros de práticas
esportivas variadas. Para Luíz Otávio Moscatello, conhecido como Tavicco, Diretor Técnico e Masters, as academias buscam nas
novidades diferenciação e oportunidades. “A inclusão de novidades em serviços e produtos tem sido uma tentativa da maioria das academias para se diferenciar no mercado e alinhar com a alta velocidade de lançamentos deste segmento”, diz Tavicco, afirmando que “a Copa do Mundo nos gera um desafio a mais, pois pode atrapalhar um pouco os negócios para quem não se ligar que pode ser uma boa oportunidade de desenvolvimento de estratégias
sociais dentro da própria academia, podendo aproximar o aluno e atrair novos clientes”.
A escolha da modalidade

Confira algumas características das três principais modalidades das atividades de bem-estar para escolher a que é melhor para sua carreira.
Yoga

Característica: é uma filosofia de vida que também traz benefícios e interação corpo e mente. Tem várias vertentes e tipos de aulas voltadas a pequenos grupos. 
Tempo de formação profissional: de 2 a 4 anos**
Locais de atuação (academia, estúdio etc): academias, estúdios próprios, spas, clínicas e até hotéis.
Atualização profissional de quanto em quanto tempo:
Investimento:
Importância para o portfólio: agregar possibilidades de trabalho.
Perfil profissional: centrado, calmo, servidor e que acredite na filosofia de vida da yoga.
Perfil do aluno: alguém que busca bem-estar e autoconhecimento.
Body Balance

Característica: aula de ginástica coreografada que mescla conceitos de atividades variadas como tai chi chuan, yoga e pilates. Promove o condicionamento postural. “Usamos posturas e técnicas de exercício adaptadas pra realidade da aula em grupo, como a saudação ao sol da yoga, que é realizada como um aquecimento para o Body Balance”, diz Dutra.
Tempo de formação profissional: tem que ser formado em Educação Física e, depois, fazer a formação específica de forma continuada. Tem um fim de semana de treinamento inicial, aulas práticas durante 90 dias e avaliação para a certificação.
Locais de atuação (academia, estúdio etc): academias e estúdios licenciados.
Atualização profissional de quanto em quanto tempo: trimestralmente.
Investimento: o valor médio é de R$ 420* para treinamento inicial, incluindo a certificação.
Importância para o portfólio: somar ferramentas de trabalho.
Perfil do profissional: “inicialmente tínhamos professores já experientes da área de academias e fitness que faziam treinamento e tinham alguma ligação com essas atividades de interação corpo e mente, como aulas de alongamento, ioga ou pilates. Hoje em dia temos recebido professores ainda em formação, com foco em academia e que normalmente têm interesse em aulas mais intensas de POWER JUMP, step, localizada, mas que entendem já que vão viver da profissão e precisam ter uma atividade nas quais eles também precisam ter um benefício de recuperação. O Body Balance é uma ferramenta que aumenta sua longevidade dentro da profissão”, diz Dutra.
Perfil do aluno: ainda é o que busca uma atividade que promova, ao mesmo tempo, desafio, melhora no tônus muscular, mas que também tá focado em buscar uma academia que traga sensação de renovação e bem-estar.
Pilates

Características: trabalha de forma individualizada para promover a reeducação e reestruturação corporal.
Tempo de formação profissional: segundo Inélia, 800 horas/aula que abrangem teoria e prática.
Locais de atuação(academia, estúdio etc): academia, estúdio, spa, clínicas etc, em especial as que são conveniadas às escolas de formação.
Atualização profissional de quanto em quanto tempo: há cursos anuais, além dos cursos livres e técnicos que acontecem esporadicamente.
Investimento: R$ 12 mil* no Pilates The Studio®Brasil, incluindo todos os aparelhos e num prazo de 18 meses.
Importância para o portfólio: Inélia diz que o profissional certificado em sua escola sai empregado e consegue se colocar até mesmo no mercado internacional. “A profissionalização em Pilates agrega conhecimentos e possibilidades únicas ao profissional que deseja se dedicar ao universo do bem-estar.”
Perfil do profissional: quase sempre é um profissional que se dedica 100% ao Pilates. "Tem que gostar de trabalhar com gente e de transformar os corpos das pessoas, porque o Pilates, por meio da modificação corporal, altera a vida das pessoas. Tem que ter essa atitude servidora", diz Inélia.
Perfil do aluno: é alguém que já faz atividade física e quer algo diferente porque precisa de uma atividade que leve a melhorar a saúde e a conquistar bem-estar. É alguém que busca autoconhecimento, maior consciência corporal e que está ressignficando sua vida, disposta a investir em sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros MAP

Agradecemos as Parcerias: Trilha Verão Brazil Dream Tour Drogaria Boa Vista
/a>